O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que signfica "técnica,
arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa
"estudo". É um termo abrangente, mas que podemos definir
como um conjunto de técnicas, processos, métodos, meios e
instrumentos de um ou mais domínios das atividades humana. É
uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas
áreas e setores da sociedade.
Tecnologia Digital
São equipamentos eletrônicos que baseiam seu funcionamento
em uma lógica binária. Todas as informações (dados) são
em uma lógica binária. Todas as informações (dados) são
processados e guardados a partir de dois valores lógicos (0 e 1).
Digital deriva de dígito, do latim “digitus”, que significa dedo.
As TDICs, assim como as TICs (Tecnologias de Informação e
Comunica), dizem respeito a um conjunto de diferentes mídias,
diferenciando-se pela presença das tecnologias digitais.
diferenciando-se pela presença das tecnologias digitais.
Web 2.0
Termo criado para designar uma segunda geração de
comunidades e serviços da internet, tendo como conceito a
“Web como plataforma”, envolvendo Wikis, aplicações baseadas
em redes sociais e tecnologias da informação.
Cibercultura / Cultura Digital
De acordo com Lévy (1999, p. 17) “a cibercultura é o conjunto de
técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de
modos de pensamento e de valores, que se desenvolvem
juntamente com o crescimento do ciberespaço”.
Segundo Lemos (2010), a Cibercultura, que pode ser entendia
também como Cultura Digital, é uma forma sociocultural que
modifica hábitos sociais, práticas de cosumo cultural, ritmo de
produção e distribuição da informação, criando novas relações
no trabalho e no lazer, novas formas de sociabilidade e de
comunicação social a partir do desenvolvimento e uso das
Tecnologias Digitais.
Leis da Cibercultura
12
Reconfiguração: Consiste em reconfigurar
práticas, modalidades midiáticas, espaços,
sem a substituição de seus respectivos
antecedentes.
A liberação do pólo da emissão: Não há
mais monopólio do envio de informação e a
atual ausência da censura. A cibercultura tem
criado o que está sendo chamado de “mídia do
cidadão”, onde todos são estimulados a
produzir, distribuir e reciclar conteúdos
O princípio de conexão em rede:
“A rede está em todos os lugares”. O
mundo está conectado.
A apropriação e uso das TDICs na Educação envolvem:
Questões de ordem tecnológica e econômica;
Questões de ordem contextual e social;
Questões de ordem epistemológica e pedagógica.
As TDICs na Educação e a Expansão das tecnologias
digitais: Questões de ordem tecnológica e econômica
A migração dos sistemas computacionais centralizados (como os
mainframes) para sistemas distribuídos.
A queda dos preços dos computadores portáteis (como
notebooks, handhelds e smartphones) e a exploração de
tecnologias de interconexão baseadas em comunicação sem fio
(como Wi-Fi, Bluetooth, WiMAX e telefonia 3G). Isso estimulou o
surgimento da computação móvel que atualmente está sendo
utilizada no processo de ensino e aprendizagem.
Ciência corre para encontrar substituto do silício
Por The New York Times • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 08h53
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2544158/mod_resource/content/1/ARQUIVO%202.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário